segunda-feira, 28 de julho de 2008

Rollercoaster

GENTE, A GALERA TÁ COMENTANDO COMO SE FOSSE UMA MONTANHA-RUSSA NO SENTIDO REAL. MAS NÃO. IMAGINE, PARA VOCÊ, QUAL É A SUA MONTANHA-RUSSA? O QUE TE DÁ MEDO E TE DÁ FELICIDADE AO MESMO TEMPO? O QUE TE FAZ TE SENTIR COMPLETO?


Era só uma montanha-russa. Ela te excita no começo. Você faz planos de andar nela. Você imagina o quanto vai ser emocionante. Você está cego e só pensa naquilo. E quando chega perto dela, percebe que ela é muito maior do que você imaginava. E que pode ser um pouco pior do que você imaginava. Seu estômago embrulha, pensando no que pode acontecer lá em cima. Você chora, porque a montanha-russa é necessária. Ela é a superação. E você fica em dúvida, afinal, não era nada daquilo que você imaginou e quando se deparou com a dita cuja, sentiu uma pontada, mesmo que mínima, de decepção. Mas e aí, você vai desistir agora, que está na frente dela? Não era isso o que você realmente queria?! Então você senta no carrinho. As mãos gelam, os pensamentos voam, o corpo amolece. Os cintos travam, no sinal de que não tem mais como desistir: agora você tem que ir em frente. Feche os olhos bem apertados e inspire. Não há mais o que fazer. Nos resta pensar pelo lado de que era exatamente isso que faltava, para a sua superação. O carrinho dá aquele tranco, é a arrancada inicial. Enquanto ele se move lentamente, subindo, ao céu, sem fim, você faz a sua retrospectiva. De tudo o quê aconteceu na sua vida até o momento em que decidiu sentar na bendita montanha-russa. Daquela cicatriz que você leva até hoje e que dói nos dias frios; na mão que está estendida por anos e que sempre estará; no castelo que você acreditava ser concreto e desabou. E claro, vem na sua mente todos os desastres com montanhas-russas que você já viu ou ouviu falar. E cada hora que você pensa em algo assim, você sente o tranco da subida. Cada vez é pior, cada hora parece mais longe do que você considera seguro e quente. Mas, ao mesmo tempo você pensa que aquilo, oras, aquilo é o que você quer não é? E que a excitação e o medo podem ser transformados em coragem. Então decide abrir os olhos. E descobre que você está sim, mais perto do céu. O sentimento de onipotência te invade, te faz sentir completo, te faz sentir feliz. O ar fresco do alto, a vista do infinito, a solidão da vista panorâmica te faz se sentir maravilhado. Olhando para baixo, você pode ver que é tão monótono e tedioso aonde você estava e que de lá de baixo, você nunca ia ter a chance de estar pleno. E agora, é a hora da diversão. Você superou sim, e o que vem depois é melhor. É a corrida final, é o frio na barriga. São as mãos pro alto em contentamento, é o vento que passa por você te fazendo se sentir vivo. É a moleza no corpo que agora não te enjoa, mas sim te faz se sentir leve. O olho que está aberto é para enxergar o quê existe além da terra firme. A inspiração de agora não é mais de pavor; é o jeito de ter dentro de si tudo o que está à sua frente. E quando o carrinho pára de novo, você está com o coração acelerado, pensando ainda no que viu e sentiu lá em cima. Rapidamente te passa pela cabeça a dúvida, de como você pôde ter medo de algo tão prazeroso, mas essa dúvida é como uma fumaça, que se perde rápido e o seu êxtase reaparece. Agora o chão parece tão sóbrio; as pessoas parecem tão chatas; tudo parece tão menor. Seu medo, seu choro, seu suor valeu a pena afinal. Talvez você esteja pronto para rodadas incessantes na montanha-russa.
(citação da "montanha-russa" como metáfora pertence à um rapaz que nunca foi apresentado aos prazeres desta, por isso vive no chão. Por enquanto.)

13 comentários:

Supremoo507 disse...

daora

Lívia Ribeiro disse...

Nossa, Ann, primeiroa vez que visito seu blog através da comunidade do orkut....achei super bacana, seu texto sobre a montanha-russa parece que estamos dentro da mesma, mesmo com os pés no chão, como você disse....muito bem escrito, parabéns!!!
Visual, super bacana, citações espirituosas e seu perfil...gostei muito!!!hehehhee
Parabéns, se permitir, voltarei mais vezes, com mais tempo, ok???
Abraços!!!!!

Anônimo disse...

Uaaaaaaaal , juro que estou com a aquela sensação de "frio na barriga" até agora.
Adorei o texto muito bom, me vi na montanha russa,me lembrei de todas as montanhas russas que já estive e como me senti antes,durante e depois.
E realmente você descreveu muito bem.

Beijo.

Anônimo disse...

Meu, foi muita sorte ter encontrado seu blog. Ler textos assim me fazem tão bem.
E eu, assim como a Nany, me senti numa montanha-russa. Isso foi mágico. *o*
Eu adorei seu texto. Você escreve muito bem. Quem sabe a gente não se encontre mais tarde quando virarmos grandes escritoras. 8)
Eu não tenho tanta chance assim, mas você tem tudo pra fazer sucesso. ^-^
Parabéns!

Lara Sousa disse...

Nussa eu até senti as sensações, mesmo eu nunca tendo andado em uma montanha russa.

beeijO

Karina disse...

Gostei!! Adorei o texto da montanha-russa; comigo foi meio assim, no final eu disse que nunca mais andaria numa, mas pelo menos uma vez eu andei!!

Posso adicionar seu blog aos meus blogs amigos?

bjs!!

Karina disse...

Está adicionada! E pode adicionar, ficarei muito contente!

Beijos e obrigada!

Anônimo disse...

Essa sensação de fri na barriga é muito boa, mas deve se ter moderação porque tudo que é demais enjõa.

*Fundo preto com letras brancas fica muito ruim de ler. :/

até

Dário Souza disse...

Cara post grande para o assunto mas eu gostei,antes de ter a gostosa sensação de ir numa,eu me cagava todo,mas eh de fuder aconselho,e eh super seguro,e negocio é as palpitaçoes coração acelerado e tal mas axo que é normal

Chris Marques disse...

Adorei seu texto!
Parece que estamos todos (querendo ou não) dentro dessa montanha russa que é a vida...

Obrigada por ter passado lá no blog! Adoraria ter vc como colaboradora (já vi que escrever bem vc sabe...). Sobre qual (ou quais) série vc gostaria de escrever, ou seja, quais são as suas favoritas?
Qualquer coisa me envia um e-mail ( chris_marques@ig.com.br ) com o seu e-mail "oficial" para eu te inscrever.

bjs!

N.Lym disse...

Huuum, mui mui interessante esse primeiro texto. Sou amante de montanha-russa! Por dia pelo menos umas três vezes ajuda a me animar, hehe!! O texto foi muito bem redigido!! Vou ler os demais e passear um poquito por aqui!!=DDDD Seja sempre mui bem-vindo ao meu quarto-cibernético!

Petterson Lima disse...

Também acho chato essa coisa de ''colocar'' e ''tirar'' os seriados da tv como rola muito na tv aberta.
Mais isso é um problema que aos poucos vem sendo diminuido né?
A Record exibe House muito bem, sem cortar nem nada e na ordem certa da temporada, o mesmo com Heroes, Everbody Hates Chris.
Enfim, acho que esse é um problema que as emissoras de tv aberta deveriam estar atentas, mais respeito com quem assiste né.
Ah e claro eu também prefiro tv paga, com o audio original, nada de cortes nem dublagens orrendas =P

Beijo e obrigado pela visita

Jonatas Fróes disse...

Texto interessante. Acho que deveríamos procurar montanhas-russas todos os dias na nossa vida. Nada melhor do que a superação de qualquer problema, de qualquer ansiedade, de qualquer medo.

;*

http://musica-holic.blogspot.com/