domingo, 27 de julho de 2008

What about fear?


Ser humano - instinto de sobrevivência - medo.
Ser humano - trauma - medo.
Ser humano - mudança - medo.
Ser humano - novidade - medo.
Ser humano - outro ser humano - medo². (Sim, é medo ao quadrado)

Temos medo de tudo, praticamente. Intrigante é o fato de que, em alguns casos, o medo nos faz ter ações e reações que nos dão mais medo ainda. Exemplo?
Você está com medo. Fala alguma coisa para que te dêem uma resposta que te deixe sem o medo inicial, tentando se sentir segura e protegida. Acaba falando uma besteira enorme. E fica com medo da resposta que te derem acabar te deixando pior do que no começo. Absurdo? Sim, muito absurdo. Porém comum.

Difícil é conseguir encarar os nossos medos de frente, com as porcentagens reais de probabilidades de sucesso e fracasso. Quando tudo parecem ser flores, o seu mundo fica numa fumaça cor-de-rosa e isso nos torna cegos. Então, quando acontece aquele momento de descoberta de que o ser amado também é de carne, osso, dor e lágrimas, ficamos sem ação. Sem ação principalmente quando não estamos acostumadas a ser o lado forte da corda. Aliás, é estamos acostumadas a sempre ter o nosso lado arrebentado e ter aquele "tique taque" incessante enquanto não é dado um ponto na ferida ou enquanto o último caco de vidro não é colado.

Temos medo da falha: de agir de um jeito e aquele jeito ser a pior forma; temos medo da derrota: de nos sentir pequenos diante da imensidão que existe à frente; temos medo da insuficiência: de tentarmos ser tudo e não representarmos nada: temos medo do desespero: de agir insanamente sem ter noções de conseqüência.

E afinal, existe um manual para lidarmos com o medo? Medo é sentido de diferentes formas, na mesma situação. É vivenciado em várias situações, com a mesma pessoa. Cada medo é único, sendo vivido uma, duas, três vezes. Cada medo é único, mesmo que seja repetido. Não podemos estar livres dos nossos medos nunca, já que eles nos mostram onde podemos pisar em um buraco ao invés de ir para frente.

Mas podemos casar o Sr. Medo com a Sra. Paciência. E eles são uma bela pedida. Quem melhor para lidar com o medo do que a paciência? Ele sempre vem nas piores horas e das maneiras mais inesperadas. Ela é tão gentil e sabe lidar com todos da melhor forma.

Conclusão não tão conclusiva assim é que o medo sempre vai existir. De uma forma ou de outra, ele vai estar presente. Não temos como falar de que jeito podemos fazer com que ele suma, se é que isso é possível, mas talvez, uma boa dose se sensibilidade, de paciência, de compreensão pode ser suficiente para que consigamos lidar com ele harmoniosamente e fazer com que ele não seja maior do que nossos planos, nossas metas, nossos objetivos e sonhos.

O medo é saudável para nos fazer enxergar os obstáculos e nos ajudar a superá-los, mas não pode ser dominante ao ponto de nos fazer parar e sentar onde com ele encontramos.

18 comentários:

Flá Romani... disse...

Eu vejo o medo como um certo limite... ele nos limita em certas situações ^^

Belo post

Flá Romani... disse...

Vou comentar no post aqui em baixo ^^

Raphael disse...

Tem também o medo de parecer ridículo na frente dos outros, é um mal que nos assola o tempo todo. Tem que ter muito autoconhecimento pra sair por cima.

Leonardo Lefim disse...

Também vejo o medo como um limite, se você está ultrapassando, ele é ativado =)


Seja Cabeça Chata você também !
www.cabecachata.vai.la

Leonardo Lefim disse...

vo comenta no de baixo \/

Supremoo507 disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

O medo por si só não é ruim.
Ruim é o medo de ter medo.
Adorei o post,
acho q tentar entender o medo já é um grande passo para enfrentá-lo.

ótimo blog
convido a vistar o meu:
www.espelhoamgic.blogspot.com

bjs

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Alexandre disse...

Diria que o medo serve tb como forma de preservar sua integridade.

Taynara disse...

você esqueceu do Ser humano - Baratas - Medo³

mas é verdade, medo é tão horrivel quanto necessário.
Imagina se não tivessemos medo do fogo, da morte.
Imagina se não tivessemos medo do inferno?

Xéé..
ainda bem que tem os que acreditam, se não aqui ainda seria um carnaval sem fim.

[não que isso seja ruim]
haha

beijos,
Taynara.

Unknown disse...

Eu confesso ter medo de tudo que é novo! Acho que isso não acontece comigo. Mas tento superá-los, encará-los de frente.

http://fulanagens.blogspot.com/

Emanuel disse...

O medo faz parte de nossa natureza o importante é saber supera-los.

Rafael Portillo disse...

Medo. Fundamental para o ser humano.

Se vencido, vira coragem.
Junto a outros, forma a sociedade.
Perante ao perigo, a salvação.

E muito mais coisas que posso dizer, mas vai acabar virando poema...

http://rafaelportillo.blogspot.com/

Alan Borges disse...

concordo com a fla
ta muito legal seu blog
continue assim
^^

B. disse...

Eu tenho medo de mta coisa.
Às evzes tô andando na rua, no meu bairro ou no centro, e começo a sentir um medo chegar e se instalar em mim.
Mais ainda qdo tô na noite com minhas amigas, vejo a hora passar e minha mãe me liga pedindo pra eu voltar. Como os ônibus demooooram a noite, o medo vai aumentando, ai fico quietinha e pra baixo.

Anônimo disse...

Verdade...o ser humano é um constante reprodutor do medo ou um hospedeiro...sei lá. Eu que sei o q é medo...tenho síndrome do pânico...aff!
Brigada pela visita ao meu Cotidiano Ativo..amei teu blog!
bjos e boa semana!

Fermina Daza disse...

O medo é necessário, porque nos faz cauteloso. Porém, não é ele que nos empurra pra frente...e sim a coragem.
Mas como bons antonimos, medo e coragem, um precisa do outro pra existir. Chego a pensar que a pessoa mais corajosa so mundo é a mais medrosa também, já que para se ter coragem é preciso ter sentido medo antes, saca? Saca?

Acho que seu post me fez pensar demasiadamente nisso...

E o pior medo que tenho, ainda,são desses nossos pensamentos!

Ótimo blog.
Passarei mais vezes.

Bjo

Victor Aguiar disse...

Sentir medo de vez em quando é bom.
Pelo menos eu gosto. (: